11 de ago. de 2023

Minha vida em Seu tempo.

Minha vida em Seu tempo

Só eu conheço os planos que tenho para vocês: prosperidade e não desgraça e um futuro cheio de esperança. Sou eu, o Senhor, quem está falando.
Jeremias 29:11 NTLH

Quando eu o vi, caí aos seus pés, como morto. Porém ele pôs a mão direita sobre mim e disse: — Não tenha medo. Eu sou o Primeiro e o Último.
Apocalipse 1:17 NTLH

Pois sabemos que todas as coisas trabalham juntas para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles a quem ele chamou de acordo com o seu plano.
Romanos 8:28 NTLH

Em momentos de medo, muitas vezes nos sentimos presos. Muitas vezes, nossa angústia com o que está por vir nos impede de ver qualquer oportunidade para Deus trabalhar em nosso favor. 
Esse foi o caso de Judá. Eles sofreram derrota e foram removidos de suas terras. O futuro deles era desconhecido. Através das palavras de Jeremias, Deus prometeu à nação um futuro muito melhor do que eles poderiam imaginar, que incluía uma confiança restaurada.

Em Jeremias 29:11, vemos o caráter de nosso Deus. Ele é um Deus que conhece nosso futuro e planeja planos para prosperar conosco, não para nos prejudicar. Ele tem um futuro planejado para nós, que aumentará nossa fé, nos aproximará Dele e trará glória ao Seu nome.

Em que área da sua vida você está sentindo medo ou ansiedade no futuro? Quando lutamos com a preocupação com o nosso futuro, é bom lembrar que servimos a um Deus amoroso que tem um plano para nós. Em quais atributos de Deus você precisa confiar hoje, enquanto confia a Ele o seu futuro?

Deus Pai, obrigado por me mostrar em Sua Palavra que você já conhece os planos que tem para mim. Ajude-me a construir minha confiança em Ti a cada dia, confiando em quem Você é. Perdoe-me pelas vezes em que duvido da Tua bondade e da Tua fidelidade. Obrigado por me amar, apesar dos meus medos. Continue a revelar Seu propósito para a minha vida em Seu tempo. Em nome de Jesus, amém.

10 de ago. de 2023

O Deus que Cura


Jeová Rapha: O Deus que Cura

Os primeiros pergaminhos do antigo Egito registram um grande número de remédios e encantamentos medicinais que foram inventados e experimentados por seus curandeiros e médicos. Os israelitas, portanto, que deixaram o Egito com Moisés provavelmente estavam familiarizados com todos esses remédios e tratamentos, pois viveram na terra por uns bons 430 anos. Sua compreensão de Deus tinha sido boato até agora e, portanto, eles ainda não conheciam ou experimentavam a majestade de seu poder e presença.

O pano de fundo de Êxodo 15 foi a magnífica divisão do Mar Vermelho diante da comunidade israelita com Moisés no comado. Logo após este momento incrível eles começaram a reclamar quando chegaram às águas amargas de Mara. Em resposta à sua resmungação e murmuração, Moisés apresenta-lhes uma promessa com uma condição para isso. Ele diz que se o povo ouvisse a voz de Deus e fizesse o que é certo diante dele, guardando todos os seus mandamentos, ele não lançaria sobre eles as doenças que afligiram os egípcios. Ele terminou a ordem com um atestado de quem era esse Deus: “Eu sou o Senhor, seu curador”. Uau!

Ele enfatiza que somente ele foi quem os curou, não os curandeiros e remédios que eles tinham conhecimento no Egito. A maneira como Deus iria curá-los e protegê-los os separaria das nações vizinhas, se assim eles escolhessem!

Hoje, como amantes de Jesus, podemos escolher viver uma vida de obediência à sua voz e direção. É inteiramente nossa escolha, mas as recompensas de nossa obediência ainda são tão operacionais quanto nos dias de Moisés e Josué. Embora possamos não estar imunes à doença, visto que vivemos em um mundo quebrado, podemos ter a certeza de que nosso Deus nos guiará pelo caminho, nos carregará quando surgir a necessidade e nos levará com segurança para o outro lado.

Não permita que o que a cultura popular diz sobre a cura dirija sua vida. Que sua primeira opção seja sempre ajoelhar-se e falar com o seu Pai Celestial e esperar nele por direção.

Nenhum remédio ou cura pode trazer cura profunda. Nenhum curandeiro ou médico terreno pode trazer cura ao nosso espírito e alma.

Nenhum tratamento, estilo de vida ou plano de dieta, por mais saudável que seja, pode trazer plenitude às nossas vidas. A cura verdadeira, duradoura e que altera a vida vem somente de Jesus!

Aí Moisés levou o povo de Israel do mar Vermelho para o deserto de Sur. Eles caminharam três dias no deserto e não acharam água. Então chegaram a um lugar chamado Mara, porém não puderam beber a água dali porque era amarga. Por isso aquele lugar era chamado de Mara. O povo reclamou com Moisés e perguntou: — O que vamos beber? Então Moisés, em voz alta, pediu socorro a Deus, o Senhor, e o Senhor lhe mostrou um pedaço de madeira. Moisés jogou a madeira na água, e a água ficou boa de beber. Foi nesse lugar que o Senhor Deus deu leis aos israelitas e os pôs à prova. Ele disse: — Se vocês prestarem atenção no que eu digo, se fizerem o que é certo e se guardarem os meus mandamentos, eu não os castigarei com nenhuma das doenças que mandei contra os egípcios. Eu sou o Senhor, que cura vocês. Depois os israelitas chegaram a Elim, onde havia doze fontes de água e setenta palmeiras. E acamparam ali, perto da água.
Êxodo 15:22‭-‬27 NTLH


9 de ago. de 2023

Uma mulher Esperançosa


Uma mulher esperançosa

A Bíblia nos apresenta a história de uma mulher limitada pela escravidão. Ela enfrentou lutas constantes que a impediram de viver seu verdadeiro destino. Sua história encontra-se em Lucas. “Certo sábado, quando Jesus ensinava numa sinagoga, apareceu uma mulher enferma” (13.10-11, NVT).

Vemos aqui uma mulher que, por dezoito anos, teve um problema incurável que a mantinha encurvada. Da mesma forma que o corcunda de Notre-Dame, ela não podia endireitar o corpo. Seus olhos viam apenas o chão. Não havia nada que ela pudesse fazer para resolver a situação. É bem provável que tenha perdido a esperança.

Antes de desistir, porém, olhe para cima. Para experimentar a vitória espiritual ou o alívio de algo que a mantém de cabeça baixa ou com o coração abatido, você, mulher do reino, precisa aproximar-se de Jesus. 

Ouça-o chamar seu nome. Ele não quer que você desista. Quer que você se aproxime dele para que ele imponha as mãos sobre você e mude sua vida. Ele pode curá-la de modo sobrenatural. Pode usar meios humanos para remediar sua condição. Pode dar-lhe força para lidar com sua condição até que ele a corrija. Pode capacitá-la a perseverar durante o sofrimento neste mundo até que sua cura completa se manifeste no céu.

É fácil querer desistir; eu entendo. As lutas que você enfrenta são legítimas. Mas não desanime. A mulher do reino fixa o olhar em Jesus, e ele a fortalece para que seja aquilo para o que foi criada.

Certo sábado, Jesus estava ensinando numa sinagoga. E chegou ali uma mulher que fazia dezoito anos que estava doente, por causa de um espírito mau. Ela andava encurvada e não conseguia se endireitar. Quando Jesus a viu, ele a chamou e disse: — Mulher, você está curada. Aí pôs as mãos sobre ela, e ela logo se endireitou e começou a louvar a Deus. Mas o chefe da sinagoga ficou zangado porque Jesus havia feito uma cura no sábado. Por isso disse ao povo: — Há seis dias para trabalhar. Pois venham nesses dias para serem curados, mas, no sábado, não! Então o Senhor respondeu: — Hipócritas! No sábado, qualquer um de vocês vai à estrebaria e desamarra o seu boi ou o seu jumento a fim de levá-lo para beber água. E agora está aqui uma descendente de Abraão que Satanás prendeu durante dezoito anos. Por que é que no sábado ela não devia ficar livre dessa doença? Os inimigos de Jesus ficaram envergonhados com essa resposta, mas toda a multidão ficou alegre com as coisas maravilhosas que ele fazia.
Lucas 13:10‭-‬17 NTLH


A importância da Mulher do Reino

A importância da mulher do reino

A cada manhã, quando o despertador de uma mulher do reino toca, o diabo tenta apertar o botão “Soneca”. Ele faz qualquer coisa para impedi-la de sair da cama e começar um novo dia. Ela luta com todas as forças em favor do reino, até fazer o diabo arrepender-se de tê-la importunado.

As mulheres enfeitam este planeta com discernimento, sensibilidade e beleza espiritual. Essas características femininas estão por trás das grandes realizações. Ninguém anda por aí dizendo: “Por trás de uma grande mulher há um grande homem”. Há um elevado número de mulheres solteiras bem-sucedidas, competentes e satisfeitas. E há um alto número de mulheres casadas cujo marido não demonstra ser um homem do reino; porém, essas mulheres continuam a ser mulheres do reino, em todos os sentidos.

Tanto o homem como a mulher foram criados à imagem de Deus. Embora essa equiparação envolva funções distintas, não há diferença quanto à igualdade de existência, ao valor ou à dignidade dos gêneros. Ambos têm a responsabilidade de honrar a imagem à semelhança da qual foram feitos. A mulher feita à imagem de Deus nunca deve admitir ser tratada de modo inferior ao que convém a uma criatura que ostenta a imagem do único e verdadeiro Rei.

Deus investiu sua imagem nos homens e nas mulheres que criou e os colocou em posição de destaque. A mulher do reino deve refletir Deus e o reino divino de forma tão extraordinária que as pessoas queiram conhecer mais a respeito da realidade que ela representa. 

Aí ele disse: — Agora vamos fazer os seres humanos, que serão como nós, que se parecerão conosco. Eles terão poder sobre os peixes, sobre as aves, sobre os animais domésticos e selvagens e sobre os animais que se arrastam pelo chão. Assim Deus criou os seres humanos; ele os criou parecidos com Deus. Ele os criou homem e mulher e os abençoou, dizendo: — Tenham muitos e muitos filhos; espalhem-se por toda a terra e a dominem. E tenham poder sobre os peixes do mar, sobre as aves que voam no ar e sobre os animais que se arrastam pelo chão.
Gênesis 1:26‭-‬28 NTLH

Depois o Senhor disse: — Não é bom que o homem viva sozinho. Vou fazer para ele alguém que o ajude como se fosse a sua outra metade. Depois que o Senhor Deus formou da terra todos os animais selvagens e todas as aves, ele os levou ao homem para que pusesse nome neles. E eles ficaram com o nome que o homem lhes deu. Ele pôs nomes nas aves e em todos os animais domésticos e selvagens. Mas para Adão não se achava uma ajudadora que fosse como a sua outra metade. Então o Senhor Deus fez com que o homem caísse num sono profundo. Enquanto ele dormia, Deus tirou uma das suas costelas e fechou a carne naquele lugar. Dessa costela o Senhor formou uma mulher e a levou ao homem. Então o homem disse: “Agora sim! Esta é carne da minha carne e osso dos meus ossos. Ela será chamada de ‘mulher’ porque Deus a tirou do homem.” É por isso que o homem deixa o seu pai e a sua mãe para se unir com a sua mulher, e os dois se tornam uma só pessoa. Tanto o homem como a sua mulher estavam nus, mas não sentiam vergonha.
Gênesis 2:18‭-‬25 NTLH