15 de ago. de 2022

Abigail

1. História de Abigail
Abigail era uma jovem senhora, casada com um homem rico, mas ímpio. Nabal era judeu, como Davi, de clãs diferentes. Quando Nabal precisou de ajuda, Davi o protegeu. Mas, quando Davi precisou de alimento, Nabal negou e destratou a Davi e seus mensageiros. Somente por causa da ação de Abigail, que Nabal e toda a sua casa não caíram pela espada de Davi. Ao saber do que Nabal havia feito, Abigail pegou do melhor alimento e presenteou a Davi, junto com um pedido de perdão. Davi aceitou o presente e perdoou a Nabal. Quando Abigail voltou, esperou o dia seguinte, quando Nabal estava sóbrio, para contar como impedira a vingança de Davi. Nabal morreu 10 dias depois e Davi tomou Abigail como esposa. Davi e Abigail tiveram 1 filho.

2. Local em que Abigail morou na época e o país na atualidade
Carmelo, em Israel; peregrinações no deserto de Israel; Hebrom e Jerusalém, em Israel.

3. Significado do nome de Abigail
“Pai da alegria” ou “Exultação”

4. Vida cotidiana de Abigail
• Papel nas Escrituras: Salvadora da sua casa e de Davi, ao impedir mortes por mão humana.
• Posição Social: Ela era uma rica senhora, que, com humildade, foi elevada ao posto de esposa do rei Davi.
• Tarefas Diárias: Cuidava da sua casa como senhora, educou o seu filho, foi capaz de adaptar-se a diferentes lugares e situações até ter morada fixa no palácio em Jerusalém.

5. Relacionamentos de Abigail
DEUS: Abigail tinha um relacionamento de
ESPOSO: Nabal, um israelita que não temia a Deus; Davi, fugitivo, depois instituído rei de todo o Israel.
FILHO: Daniel, chamado também de Quileabe, cujo pai era o rei Davi
PESSOAS ENVOLVIDAS: Servos.

6. Testemunho de Abigail para mim:
Abigail salvou sua casa, como também sua própria vida, de serem mortos pela atitude néscia de um homem que não temia a Deus. Devo pedir a Deus sabedoria, coragem, fé e humildade, para saber salvar vidas da morte.

7. Virtudes de Abigail:

Sabedoria

Humildade


Heroísmo


》LIÇÕES DE VIDA :: ABIGAIL CONQUISTOU DAVI POR SUA SABEDORIA Referências bíblicas: 1Sm 25.2—42; 27.3; 30.5; 2Sm 3.3; 1Cr 3.1 ABIGAIL EM POUCAS PALAVRAS Esposa do maligno Nabal, descobriu que Davi estava a caminho para matá-lo, por ter sido desonrado por ele. Usou de inteligência para aplacar a ira de Davi. Quando ficou viúva, ele a tomou como esposa. FATOS IMPORTANTES Era casada com um homem rico e poderoso, mas também rude e perverso (1Sm 25.3). De forma sábia e corajosa, conseguiu convencer Davi a não matar seu marido nem seus empregados (1Sm 25.14—35). Deu à luz o segundo filho de Davi, Daniel (2Sm 3.3), também chamado Quileabe. LIÇÕES DA VIDA DE ABIGAIL PARA MIM Abigail soube ser pacificadora. Essa virtude é tão importante que Jesus a destaca nas bem-aventuranças (Mt 5.9) e Paulo a lista entre as características do fruto do Espírito (Gl 5.22). A mulher cristã tem de aprender a aplacar os ânimos e a promover a concórdia e a união. Nunca deve estimular contendas, fofocar e jogar uns contra os outros, pois Deus odeia isso (Pv 6.16—19).