10 de ago. de 2023

O Deus que Cura


Jeová Rapha: O Deus que Cura

Os primeiros pergaminhos do antigo Egito registram um grande número de remédios e encantamentos medicinais que foram inventados e experimentados por seus curandeiros e médicos. Os israelitas, portanto, que deixaram o Egito com Moisés provavelmente estavam familiarizados com todos esses remédios e tratamentos, pois viveram na terra por uns bons 430 anos. Sua compreensão de Deus tinha sido boato até agora e, portanto, eles ainda não conheciam ou experimentavam a majestade de seu poder e presença.

O pano de fundo de Êxodo 15 foi a magnífica divisão do Mar Vermelho diante da comunidade israelita com Moisés no comado. Logo após este momento incrível eles começaram a reclamar quando chegaram às águas amargas de Mara. Em resposta à sua resmungação e murmuração, Moisés apresenta-lhes uma promessa com uma condição para isso. Ele diz que se o povo ouvisse a voz de Deus e fizesse o que é certo diante dele, guardando todos os seus mandamentos, ele não lançaria sobre eles as doenças que afligiram os egípcios. Ele terminou a ordem com um atestado de quem era esse Deus: “Eu sou o Senhor, seu curador”. Uau!

Ele enfatiza que somente ele foi quem os curou, não os curandeiros e remédios que eles tinham conhecimento no Egito. A maneira como Deus iria curá-los e protegê-los os separaria das nações vizinhas, se assim eles escolhessem!

Hoje, como amantes de Jesus, podemos escolher viver uma vida de obediência à sua voz e direção. É inteiramente nossa escolha, mas as recompensas de nossa obediência ainda são tão operacionais quanto nos dias de Moisés e Josué. Embora possamos não estar imunes à doença, visto que vivemos em um mundo quebrado, podemos ter a certeza de que nosso Deus nos guiará pelo caminho, nos carregará quando surgir a necessidade e nos levará com segurança para o outro lado.

Não permita que o que a cultura popular diz sobre a cura dirija sua vida. Que sua primeira opção seja sempre ajoelhar-se e falar com o seu Pai Celestial e esperar nele por direção.

Nenhum remédio ou cura pode trazer cura profunda. Nenhum curandeiro ou médico terreno pode trazer cura ao nosso espírito e alma.

Nenhum tratamento, estilo de vida ou plano de dieta, por mais saudável que seja, pode trazer plenitude às nossas vidas. A cura verdadeira, duradoura e que altera a vida vem somente de Jesus!

Aí Moisés levou o povo de Israel do mar Vermelho para o deserto de Sur. Eles caminharam três dias no deserto e não acharam água. Então chegaram a um lugar chamado Mara, porém não puderam beber a água dali porque era amarga. Por isso aquele lugar era chamado de Mara. O povo reclamou com Moisés e perguntou: — O que vamos beber? Então Moisés, em voz alta, pediu socorro a Deus, o Senhor, e o Senhor lhe mostrou um pedaço de madeira. Moisés jogou a madeira na água, e a água ficou boa de beber. Foi nesse lugar que o Senhor Deus deu leis aos israelitas e os pôs à prova. Ele disse: — Se vocês prestarem atenção no que eu digo, se fizerem o que é certo e se guardarem os meus mandamentos, eu não os castigarei com nenhuma das doenças que mandei contra os egípcios. Eu sou o Senhor, que cura vocês. Depois os israelitas chegaram a Elim, onde havia doze fontes de água e setenta palmeiras. E acamparam ali, perto da água.
Êxodo 15:22‭-‬27 NTLH


Nenhum comentário:

Postar um comentário