27 de dez. de 2021

Deus é bom!


Deus É Bom

Bom é uma palavra que usamos para descrever como está o dia, como estamos nos sentindo, ou como foi o sabor de uma refeição em particular. Também é uma palavra que ainda usamos para descrever nosso poderoso, majestoso e milagroso Deus. Soa estranho, não? Utilizar uma palavra para descrever Deus que também usaríamos para descrever como nos sentimos a respeito de um almoço. 

Nós podemos ver evidências da bondade de Deus em todo lugar, a todo dia, em toda situação. Mesmo quando não estamos cientes de Sua bondade, Ele ainda é bom. Enquanto Deus faz boas coisas, Sua bondade é maior do que as coisas que Ele faz. Isto é o que Ele é. 

Salmos 25:8 NTLH diz,“O Senhor é justo e bom e por isso mostra aos pecadores o caminho que devem seguir.” A palavra hebraica para bom neste versículo é towb, o que significa “bom, prazeroso, agradável, excelente e valioso.”  Deus é todas estas descrições!

Quando conseguimos aquela promoção no trabalho, gritamos, “Deus é bom!” Quando nossas vidas estão livres de problemas, dizemos, “Deus é bom!” Quando alguém é curado, clamamos, “Deus é bom!” Mas, e quando os tempos são turbulentos? Ou quando temos desafios em nosso caminho? Ou quando a vida simplesmente fica difícil?

Quando a pessoa amada morre...  
Quando somos demitidos do trabalho…
Quando o diagnóstico de câncer diz "maligno"…
Quando o cônjuge nos trai…
Quando os filhos continuam rebeldes...

Deus permanece bom nessas situações? Seus caminhos continuam excelentes? Ele ainda é para nós mais valioso do que qualquer outra coisa?

A verdade é que a bondade de Deus não acaba quando mudam as circunstâncias. Ele é sempre o mesmo. Não somente isto, mas Deus é verdadeiramente bom em todo tempo. Ele não pode não ser bom. Isto é o que Ele é. Ele é a definição do que é bom.

Quando alguma coisa boa acontece, Deus é bom. E quando algo ruim acontece, Ele é bom. Por mais difícil que seja dizer isto, é a verdade. Mesmo se, e especialmente quando...Deus ainda é bom

É muito parecido com o sol em um dia nublado. Nós dizemos que não podemos vê-lo porque está oculto atrás das nuvens. Mas ele continua lá. O mesmo é verdade com as dores e desapontamentos em nossas vidas. Elas podem nos impedir de ver a bondade de Deus, mas tenha certeza, Ele está sempre lá por causa de quem Ele é. 

Nas decepções e dificuldades, é normal quando colocamos em questão a bondade de Deus. Porém, afastar-se de Deus em meio às dores, remove da triste equação, a única coisa verdadeiramente boa—Deus. Então, quando somos tentados a duvidar e permitir que o cenário atual venha a ditar no que cremos, mergulhemos na Palavra de Deus a fim de relembrar a nós mesmos desta verdade. 

Ele é um bom Deus.