2 de ago. de 2022

Homicídio

Homicídio


Depois Davi disse a Urias: — Vá para casa e descanse. Urias saiu do palácio com um presente que o rei tinha lhe dado. Mas Urias não foi para casa, ele foi dormir à entrada do palácio, com os outros servos do rei. Os servos informaram a Davi que Urias não tinha ido para casa. Então Davi disse a Urias: — Você teve uma viagem longa, por que não foi para casa? Urias respondeu: — A arca sagrada e os soldados de Israel e de Judá estão acampados em Sucote. Joabe, o meu chefe, e os seus oficiais acampam ao ar livre. Não é justo que eu vá para casa, coma, beba e me deite com minha esposa. Juro pela vida do rei que não farei isso. Davi disse: — Fique aqui esta noite e amanhã regressará para a batalha. Urias ficou em Jerusalém aquela noite. No dia seguinte, Davi o convidou para comer. Urias comeu e bebeu com Davi até que Davi o embriagou. Mesmo assim, Urias não foi para casa. Nessa noite ele dormiu de novo com os servos do rei. Então, na manhã seguinte, Davi escreveu uma carta a Joabe e a enviou com o próprio Urias. Na carta Davi dizia a Joabe que pusesse Urias na frente do combate, onde a luta fosse mais dura, e que o deixasse sozinho até que fosse morto pelo inimigo. Joabe observou a cidade para ver onde estavam os amonitas mais fortes e mandou Urias para esse lado. Os homens da cidade foram combater contra Joabe. Alguns dos oficiais de Davi foram mortos, e morreu também Urias, o heteu. Então Joabe enviou um mensageiro para dar a Davi um relatório detalhado da batalha. Disse o seguinte ao mensageiro: — Quando você terminar de dar ao rei o relatório completo, se ele se irritar e perguntar: “Por que é que o exército de Joabe se aproximou tanto da cidade? Será que ele não sabe que há homens nas muralhas da cidade que podem matar os seus soldados com flechas? Será que ele não se lembra que uma mulher lançou uma pedra de moinho sobre Abimeleque, o filho de Jerusebete, em Tebas, e o matou? Então por que ele se aproximou tanto da muralha?” Se o rei Davi falar isso, então informe também ao rei que o oficial Urias, o heteu, também morreu. O mensageiro foi e disse a Davi tudo o que Joabe tinha lhe indicado: — Os amonitas nos atacaram no campo, lutamos e os perseguimos até a entrada da cidade, mas os soldados que estavam nas muralhas lançaram flechas contra nós e alguns dos seus oficiais morreram. Entre eles Urias, o heteu. (2 Samuel 11:8‭-‬24 VFL)

O rei Davi, depois que cometeu adultério, não poderia expor aquele grande pecado. Ele era rei e tinha um nome a zelar. Imagine se as pessoas soubessem daquele ato insano. O que os seus filhos diriam? Por isso, ele elaborou três planos. O primeiro encontra-se em 2Samuel 11.8: 

“Depois, Davi disse a Urias: — Vá para casa e descanse. Urias saiu do palácio real, e logo saiu atrás dele um presente do rei.”
Talvez o rei Davi tenha pensado: “Darei folga a Urias, ele irá para sua casa e deitará com a sua esposa. Com isso, meu problema terá acabado, pois aí o filho que ela carrega não será meu.” Mas o “plano A” não deu certo, conforme está escrito em 2Samuel 11.9: 

“Porém Urias dormiu junto ao portão do palácio, com todos os servos do seu senhor, e não foi para casa.”
Urias não achou justo os seus companheiros estarem na batalha e ele ir para casa. Por isso, não obedeceu à ordem do rei.

O “plano B” de Davi foi preparar uma festa e embriagar Urias para que ele, assim que fosse para casa, finalmente se deitasse com a sua esposa Bate-Seba. Conforme está escrito em 2Samuel 11.13: 

“Davi o convidou para comer e beber com ele, e o embebedou. À tarde, Urias saiu e foi deitar-se no seu leito, na companhia dos servos de seu senhor. Ele não foi para casa.”
Mais uma vez o plano de Davi não deu certo, porque mesmo bêbado, Urias não desceu à sua casa. Davi talvez tenha pensado que não tinha mais jeito, e que somente a morte o faria se livrar desse problema. Ele colocaria Urias no front de batalha, Urias morreria e Davi ficaria com Bate-Seba e sairia como o rei bonzinho que ampara as viúvas. 

Hoje em dia, vemos na TV muitos casos de líderes cometendo crimes sexuais passionais, ou seja, depois de cometerem adultério, e a amante ameaçar contar tudo, o adúltero contrata alguém para matar o amante ou o faz pessoalmente, para que ninguém fique sabendo do seu ato. Precisamos ter a consciência de que o inimigo não vai nos oferecer nada sem uma consequência terrível.

Portanto, renuncie as práticas pecaminosas da sua vida de uma vez por todas, porque as consequências são terríveis. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário