6 de set. de 2022

Quando o deserto é o caminho escolhido por Deus (dia 02)

O propósito de Deus


Êxodo 2:24‭-‬25 VFL
E Deus ouviu os seus lamentos e lembrou-se da aliança que tinha feito com Abraão, Isaque e Jacó. Deus viu e compreendeu o sofrimento dos israelitas.


Êxodo 3:1‭-‬16 VFL
Moisés era o pastor das ovelhas do seu sogro Jetro, sacerdote de Midiã. Certo dia ele levou o rebanho para o outro lado do deserto e foi até o monte Horebe, o monte de Deus. Ali o anjo do SENHOR apareceu-lhe como uma chama de fogo, no meio de um arbusto. O arbusto estava em chamas, mas não se queimava. E Moisés pensou: “Vou me aproximar para ver esta coisa maravilhosa. Por que o arbusto não se queima?” Quando o SENHOR viu que Moisés se aproximava para ver melhor, chamou-o do meio do arbusto: — Moisés! Moisés! Ele respondeu: — Estou aqui. Deus lhe disse: — Não se aproxime mais e tire as suas sandálias dos pés, porque o lugar onde está é terra santa. Eu sou o Deus do seu pai. O Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó. Moisés cobriu o rosto porque teve medo de olhar diretamente para Deus. E o SENHOR disse: — Eu tenho visto o sofrimento do meu povo no Egito. Eu ouvi os seus lamentos, causados pelos seus opressores, e sei quanto eles estão sofrendo. Por isso, decidi descer e livrar o meu povo do poder dos egípcios. Vou tirá-lo daquela terra e levá-lo para uma terra fértil e espaçosa, uma terra boa para semear e para criar gado. Vou levá-lo para a terra dos cananeus, heteus, amorreus, ferezeus, heveus e jebuseus. Ouvi o lamento dos israelitas e vi a crueldade com que os egípcios os tratam. Portanto, agora eu lhe envio ao faraó para libertar o meu povo, o povo de Israel, do Egito. Mas Moisés disse a Deus: — Quem sou eu para me apresentar diante do faraó e tirar os israelitas do Egito? Deus lhe disse: — Eu estarei com você. E esta será a prova de que fui eu quem o enviou: depois de ter tirado o povo do Egito, eles adorarão a Deus neste monte. Então Moisés disse a Deus: — Mas se eu falar aos israelitas: “O Deus dos seus antepassados enviou-me a vocês”, e eles me perguntarem: “Qual é o nome dele?” O que é que eu vou falar? Deus disse a Moisés: — EU SOU O QUE SOU. Diga isto ao povo de Israel: “EU SOU enviou-me a vocês”. E Deus disse também a Moisés: — Diga ao povo de Israel: “YAVÉ, o Deus dos seus antepassados, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, o Deus de Jacó, enviou-me a vocês”. Esse é o meu nome para sempre, pelo qual serei lembrado por todas as gerações. — Vá e reúna os líderes de Israel e fale para eles que eu, O SENHOR, o Deus dos seus antepassados, o Deus de Abraão, Isaque e Jacó, apareci a você e mandei que lhes falasse: “Tenho prestado muita atenção em vocês. Tenho visto o que vocês têm passado no Egito.

O Senhor é fiel a cada uma de suas promessas feitas e nunca se esquece daqueles que o buscam e o clamam. Moisés já havia encontrado a paz, mas nesse momento de grande tranquilidade e comodidade uma sarça incendeia no monte de Deus sem ser consumida por esse fogo, que é santo, chamando pelo nome de Moises! Então o grande EU SOU lhe confere uma missão e um propósito que traria libertação ao povo de Deus da escravidão e flagelos do Egito. 

Quando o Senhor nos restaura, o faz porque nos ama incondicionalmente e deseja ter um relacionamento verdadeiro conosco. Mas nada disso é apenas para nós... 

Deus nos chama para sermos agentes de benção e compartilharmos do seu grande amor e misericórdia todos os dias. Ouça a voz que chama pelo seu nome e viva para cumprir o propósito daquele que te salvou e restaurou através da vida de seu único filho, o Senhor Jesus.

Oração: Senhor eu aceito ser agente de bençãos e compartilhar o teu amor. Peço-te que me ajude a te ouvir e obedecer aos teus mandamentos, em nome de Jesus, Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário