5 de set. de 2022

O deserto e a Restauração (dia 01)

 O deserto e a restauração



Êxodo 2:11‭-‬23 VFL

Anos depois, quando Moisés já era homem, ele foi ver o seu povo. Observou que o trabalho que eles eram obrigados a fazer era muito pesado. Viu também um egípcio batendo num dos hebreus. Tendo Moisés olhado para todos os lados e visto que ninguém o estava olhando, matou o egípcio e o enterrou na areia. No dia seguinte Moisés voltou a sair e viu dois hebreus brigando. Então perguntou ao agressor: — Porque é que está batendo no outro hebreu? O homem respondeu: — Quem foi que o fez nosso chefe e juiz? Por acaso você quer me matar assim como matou o egípcio ontem? Então Moisés teve medo e pensou: “Com certeza todos já sabem o que eu fiz”. Quando o faraó soube do que tinha acontecido, ele quis matá-lo, mas Moisés fugiu dele. Moisés foi morar na terra de Midiã e sentou-se perto de um poço. As sete filhas do sacerdote de Midiã vieram tirar água nesse poço para encherem os tanques e dar de beber às ovelhas do seu pai. Mas também chegaram alguns pastores os quais começaram a expulsar as filhas do sacerdote. Moisés levantou-se e as defendeu, depois deu de beber às ovelhas delas. Quando elas voltaram para o lugar onde estava o seu pai Reuel, ele lhes perguntou: — Por que vocês voltaram tão cedo hoje? Elas responderam: — Um egípcio nos defendeu dos pastores, nos ajudou a tirar água do poço e a dar de beber às ovelhas. Então Reuel perguntou às filhas: — Onde está esse homem? Por que o deixaram lá? Vão e convidem-no para comer conosco. Moisés aceitou e ficou vivendo com eles. E Reuel lhe deu a sua filha Zípora para ser esposa dele. Zípora teve um filho a quem Moisés deu o nome de Gérson. Ele lhe deu esse nome porque vivia numa terra que não era dele. Moisés ficou ali muitos anos e durante esse tempo o rei do Egito morreu. No entanto os israelitas continuavam sendo obrigados a fazer trabalhos pesados e continuavam pedindo que Deus os ajudasse.


Salmos 68:1‭-‬10 VFL

Que Deus se levante e destrua os seus inimigos. Que todos os que o odeiam fujam diante dele. Que eles desapareçam, como fumaça levada pelo vento; como cera derretida pelo fogo, assim sejam os maus destruídos na presença de Deus. Mas os justos alegram-se e festejam na presença de Deus. Que se encham de alegria! Cantem a Deus, cantem cânticos de louvor ao seu nome. Exaltem aquele que cavalga sobre as nuvens; o seu nome é YAH. Alegrem-se na sua presença! Deus no seu santo templo é pai dos órfãos e defensor das viúvas. Deus dá lar aos desamparados e liberdade aos prisioneiros. Mas os que se revoltam contra ele viverão numa terra deserta. Ó Deus, o Senhor libertou o seu povo do Egito e o guiou pelo deserto. Selah A terra tremeu e a chuva caiu do céu, diante de Deus, o Deus do Sinai e de Israel. Fez cair muita chuva, refrescou toda a terra cansada. O seu povo habitou na terra, que a sua bondade, ó Deus, preparou para o pobre.

Foragido e com medo da morte, o príncipe Moisés caminhou errante e solitário pelo deserto, sendo castigado por um sol escaldante. Enquanto pisava em areias quentes, encontrava-se em uma situação emocional conturbada conflitando consigo mesmo sobre sua real identidade... Príncipe ou escravo?

Deus em sua infinita misericórdia permitiu que o jovem egípcio – hebreu encontrasse paz e descanso na terra de Midiã, dando-lhe uma casa, emprego e uma adorável família.

Se você se sente perdido no quente deserto dos conflitos e da solidão, saiba que Deus te vê, tem propósito para sua vida e pode te restaurar complemente com seu poder e graça, acabando com seus medos!

Após restaurar Moisés, Deus o chamou para um encontro que lhe daria aquilo que falta em muitos de nós: Um propósito.

Oração: Senhor Jesus, sei que sou visto por ti e que tens propósitos para mim. Então peço que o Senhor restaure as áreas de conflito da minha vida e me guie pelos teus caminhos! Em nome de Jesus, Amém.


Nenhum comentário:

Postar um comentário