1 de ago. de 2022

Férias, momento de folga!

Férias, momento de folga!

Na primavera, época em que os reis saíam em campanha militar, Davi enviou Joabe, seus oficiais e todos os israelitas para destruir os amonitas. O exército de Joabe atacou a capital, Rabá, mas Davi ficou em Jerusalém. Uma tarde, Davi se levantou da cama e foi passear pelo terraço do seu palácio. Dali ele viu uma mulher tomando banho, e a mulher era muito bonita. Então ele mandou chamar os seus oficiais e lhes perguntou quem era a mulher. Um deles respondeu: — É Bate-Seba, filha de Eliã, esposa de Urias, o heteu. Então Davi enviou mensageiros para que lhe trouxessem a mulher. Quando ela chegou, ele se deitou com ela. Depois ela voltou para casa. Bate-Seba tinha recentemente terminado o período menstrual e completado os ritos de purificação. Bate-Seba engravidou e mandou informar a Davi de que estava grávida. (2 Samuel 11:1‭-‬5 VFL)


As tentações que vocês enfrentam são as mesmas que todas as outras pessoas enfrentam, mas Deus é fiel e não vai permitir que sejam tentados além das suas forças. Pelo contrário, quando vier a tentação, Deus lhes mostrará a maneira de sair dela, e assim poderão suportá-la. (1 Coríntios 10:13 VFL)


*Em 2Samuel 11, na primeira parte do versículo 2, o texto diz: 

“Uma tarde, Davi se levantou do seu leito e andava passeando no terraço do palácio real.”

O rei Davi deveria estar na guerra, pois era primavera, “tempo de lutar”. Mas o texto afirma que ele estava passeando. A Bíblia não explica o motivo por que ele não foi à guerra. Podemos usar a imaginação para pensar sobre isso: 

  • Talvez Davi estivesse cansado, pois já iria completar 50 anos e poderia ter pensado que não tinha mais forças. Então, ele tirou umas férias forçadas.
  • Talvez ele estivesse estressado de tanto lutar e decidiu descansar.
  • Ele era o rei e, por esse motivo, se deu ao luxo de ficar em casa, pois sabia que na guerra não teria as refeições do palácio, muito menos o conforto para dormir.

O problema das férias é que a nossa mente não está no pique do dia a dia, uma vez que os afazeres cotidianos não são feitos. Por isso, estaremos mais vulneráveis. Muitos líderes relatam que, na época de férias, o índice de recaídas e quedas aumenta absurdamente.

Mas, lembre-se, em 1Coríntios 10.13, a Bíblia afirma: 

“Não sobreveio a vocês nenhuma tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que vocês sejam tentados além do que podem suportar; pelo contrário, juntamente com a tentação proverá livramento, para que vocês a possam suportar.”

Outro grande problema das férias é o relaxamento total que experimentamos. O rei Davi estava totalmente relaxado no terraço da casa real. Hoje em dia, a primeira coisa que acontece quando uma pessoa está relaxada é pegar o aparelho celular para visualizar as redes sociais, ver filmes etc., e isso pode levar a tentações muito fortes, que talvez ela não consiga suportar, e acabará caindo.

Diante disso, precisamos estar vigilantes o tempo todo, mas principalmente nas nossas férias ou quando estamos relaxando depois do trabalho. É nesse momento que o inimigo age sutilmente para que venhamos a cair. Deus abençoe a sua vida e espero você no próximo devocional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário