1. História de Abigail
Abigail era uma jovem senhora, casada com um homem rico, mas ímpio. Nabal era judeu, como Davi, de clãs diferentes. Quando Nabal precisou de ajuda, Davi o protegeu. Mas, quando Davi precisou de alimento, Nabal negou e destratou a Davi e seus mensageiros. Somente por causa da ação de Abigail, que Nabal e toda a sua casa não caíram pela espada de Davi. Ao saber do que Nabal havia feito, Abigail pegou do melhor alimento e presenteou a Davi, junto com um pedido de perdão. Davi aceitou o presente e perdoou a Nabal. Quando Abigail voltou, esperou o dia seguinte, quando Nabal estava sóbrio, para contar como impedira a vingança de Davi. Nabal morreu 10 dias depois e Davi tomou Abigail como esposa. Davi e Abigail tiveram 1 filho.
2. Local em que Abigail morou na época e o país na atualidade
Carmelo, em Israel; peregrinações no deserto de Israel; Hebrom e Jerusalém, em Israel.
3. Significado do nome de Abigail
“Pai da alegria” ou “Exultação”
4. Vida cotidiana de Abigail
• Papel nas Escrituras: Salvadora da sua casa e de Davi, ao impedir mortes por mão humana.
• Posição Social: Ela era uma rica senhora, que, com humildade, foi elevada ao posto de esposa do rei Davi.
• Tarefas Diárias: Cuidava da sua casa como senhora, educou o seu filho, foi capaz de adaptar-se a diferentes lugares e situações até ter morada fixa no palácio em Jerusalém.
5. Relacionamentos de Abigail
DEUS: Abigail tinha um relacionamento de
ESPOSO: Nabal, um israelita que não temia a Deus; Davi, fugitivo, depois instituído rei de todo o Israel.
FILHO: Daniel, chamado também de Quileabe, cujo pai era o rei Davi
PESSOAS ENVOLVIDAS: Servos.
6. Testemunho de Abigail para mim:
Abigail salvou sua casa, como também sua própria vida, de serem mortos pela atitude néscia de um homem que não temia a Deus. Devo pedir a Deus sabedoria, coragem, fé e humildade, para saber salvar vidas da morte.
7. Virtudes de Abigail:
Sabedoria
Humildade
Fé
Heroísmo
》LIÇÕES DE VIDA :: ABIGAIL CONQUISTOU DAVI POR SUA SABEDORIA Referências bíblicas: 1Sm 25.2—42; 27.3; 30.5; 2Sm 3.3; 1Cr 3.1 ABIGAIL EM POUCAS PALAVRAS Esposa do maligno Nabal, descobriu que Davi estava a caminho para matá-lo, por ter sido desonrado por ele. Usou de inteligência para aplacar a ira de Davi. Quando ficou viúva, ele a tomou como esposa. FATOS IMPORTANTES Era casada com um homem rico e poderoso, mas também rude e perverso (1Sm 25.3). De forma sábia e corajosa, conseguiu convencer Davi a não matar seu marido nem seus empregados (1Sm 25.14—35). Deu à luz o segundo filho de Davi, Daniel (2Sm 3.3), também chamado Quileabe. LIÇÕES DA VIDA DE ABIGAIL PARA MIM Abigail soube ser pacificadora. Essa virtude é tão importante que Jesus a destaca nas bem-aventuranças (Mt 5.9) e Paulo a lista entre as características do fruto do Espírito (Gl 5.22). A mulher cristã tem de aprender a aplacar os ânimos e a promover a concórdia e a união. Nunca deve estimular contendas, fofocar e jogar uns contra os outros, pois Deus odeia isso (Pv 6.16—19).
Nenhum comentário:
Postar um comentário