8 de set. de 2022

Deixe Deus te guiar pelo caminho (dia 04)

Deixe Deus te guiar pelo caminho
Êxodo 13:17‭-‬22 VFL
Quando o faraó deixou sair os israelitas, Deus não os levou pelo caminho que atravessa a terra dos filisteus, embora esse fosse o caminho mais curto, porque pensou: “Se eles forem por ali, vai haver guerra e isso poderá fazê-los mudar de ideia e querer voltar para o Egito”. Então Deus fez o povo dar a volta pelo deserto, na direção do mar Vermelho. Os israelitas saíram do Egito em grupos, como um exército. Moisés levou com ele os ossos de José, porque José tinha feito prometer aos israelitas que assim fizessem. José disse: “Certamente, Deus virá para ajudar vocês. Quando isso acontecer, levem os meus ossos daqui”. Partiram de Sucote e acamparam em Etam, onde começa o deserto. Durante o dia, o SENHOR ia na frente deles na forma de uma coluna de nuvem, para lhes mostrar o caminho. Durante a noite, o SENHOR ia como uma coluna de fogo, para iluminar o caminho deles. Assim podiam caminhar de dia e de noite. A coluna de nuvem nunca se afastava de diante do povo durante o dia, nem a coluna de fogo durante a noite.

Filipenses 4:13 VFL
Posso me virar bem nessas situações por meio do poder que Cristo me dá.

Salmos 23:1‭-‬6 VFL
O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará. Ele me faz descansar em campos verdes, ele me leva para junto de águas tranquilas. Ele renova a minha vida. Ele me guia por caminhos bons porque ele é bom. Mesmo que eu caminhe pelo vale mais escuro, não terei medo de nada, porque o Senhor está comigo; a sua vara e o seu cajado são a minha proteção. Ele prepara um banquete para mim à vista dos meus inimigos. O Senhor me recebeu com todas as honras e encheu o meu copo até transbordar. A sua bondade e o seu amor me acompanharão durante a minha vida, e voltarei sempre à casa do SENHOR enquanto eu viver.


Deus viu o sofrimento do povo de Israel no Egito, ouviu o seu clamor, os escolheu e os tirou daquele lugar para os enviar a uma terra desconhecida e prometida como um lugar de descanso e deleite. 

Nesta longa jornada, Deus não os abandonou, não os deixou desamparados por um dia sequer. Ele os guiou pelo caminho. De dia colocou sobre eles uma coluna de nuvem para protegê-los do sol escaldante do deserto. De noite havia uma coluna de fogo que os aquecia e iluminava a escuridão.

Quando Deus te escolher e te conduzir a alguma missão, não tenha medo. Ele não te deixará só e jamais te deixará perecer no deserto. O Senhor conhece as tuas necessidades. De dia colocará uma nuvem sobre ti para que você não seja “queimado” e nem “sufocado” pelo calor dos problemas e empecilhos. De noite te dará uma coluna de fogo para que o frio da religiosidade e da falta de fé não te congelem e te separem de seu propósito. Além do maná, que pode te alimentar diariamente.

Oração: Senhor Jesus, me ajude a vencer meus medos, seguir pelo caminho indicado por Ti e confiar que nada me faltará, pois Tu estás sempre comigo. Em nome de Jesus, Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário