1 de set. de 2022

Bate-Seba

Textos bíblicos:

• 2 Samuel 11 – 12
Bate-Seba era uma bela mulher, casada com o fiel Urias que estava na guerra contra os amonitas. Como costume, ela se banhava em casa. Mas, fora do comum, ela recebeu mensageiros do rei Davi com a ordem de se apresentar nos aposentos privativos do rei. Davi teve relações com ela e a dispensou. Como Bate-Seba esteve com o rei no período fértil, cerca de 1 mês depois ela mandou anunciar ao rei que estava grávida dele. Davi arquiteta planos para tentar se livrar da culpa, decidindo pela morte de Urias. Bate-Seba chorou o período do luto, que tinha duração de até 2 meses, e Davi a recebeu no palácio como sua esposa. Confrontado por Deus, Davi se arrepende, Deus perdoa a Davi, mas fala, por meio do profeta Natã, das graves consequências. O primeiro filho de Davi e Bate-Seba morreu e o rei consolou a Bate-Seba. Ela engravidou de mais 4 filhos, dentre eles, Salomão, o sucessor de Davi no trono.

• 1 Reis 1 – 2
Davi havia envelhecido e precisava passar o trono para um de seus filhos. Adonias, filho de Davi com Hagite, se autoproclamou rei, fazendo com que Natã e Bate-Seba executassem um plano para Davi passar o trono para Salomão. Depois de Salomão ser coroado, Adonias se humilhou diante do irmão, mas não desistiu do trono. Ele pediu a Bate-Seba que requeresse ao rei a Abisague, a virgem que aquecia Davi em sua velhice. Bate-Seba se apresenta ao rei, seu filho, que manda trazer um trono para que ela se assentasse ao seu lado. Ingenuamente, Bate-Seba faz essa solicitação ao rei que a repreende e manda matar Adonias. O reino de Salomão foi confirmado e houve riquezas e paz.

Questionário

1. História de Bate-Seba
Bate-Seba era uma bela mulher, casada com Urias, um honrado guerreiro hitita. Enquanto seu marido estava na guerra, o rei de Israel, Davi, a flagrou durante seu banho vespertino. Ela recebeu os mensageiros do rei para se apresentar nos aposentos privados do rei, e como uma cordeirinha se apresentou ao rei. Dias depois mandou avisar ao rei que estava grávida. Ela permaneceu em casa até receber a notícia de que seu esposo tinha morrido na guerra. Passado o tempo de luto ela foi chamada para o harém do rei. Após o nascimento do filho, ele adoeceu e morreu, conforme as palavras do profeta Natã. Davi se arrependeu de seu pecado e consolou a Bate-Seba de suas perdas. Ela foi alcançada pela graça, ouvia o profeta Natã, escolhendo estar na presença de Deus. Deus a abençoou com mais 4 filhos, dentre os quais estava Salomão, que a tornou rainha-mãe, quando este sucedeu Davi no trono.

2. Local em que Bate-Seba morou na época e o país na atualidade
Jerusalém, capital de Israel.


3. Significado do nome de Bate-Seba
“A sétima filha”, ou “Filha de um juramento”


4. Vida cotidiana de Bate-Seba
• Papel nas Escrituras: Esposa e viúva de um guerreiro fiel, uma das esposas do rei Davi, rainha-mãe, mãe de 5 homens.
• Posição Social: De súdita a rainha
• Tarefas Diárias: Atividades diárias de mulher do lar, cuidados pessoais como esposa e mãe no palácio das mulheres.


5. Relacionamentos de Bate-Seba
Deus: Serva de Deus que avançou em sua comunhão tornando-se mais íntima de Deus;
Esposos: Viúva de Urias e uma das esposas de Davi;
Filhos: Primogênito que faleceu no 10º dia de vida, Salomão, Siméia, Sobabe e Natã;
Pessoas envolvidas: Profeta Natã, Adonias, Abisague.


6. Testemunho de Bate-Seba para mim:
Bate-Seba é uma mostra de superação de perdas, de que é possível ter a história reescrita pela graça divina.


7. Virtudes de Bate-Seba:

• Mansa;
• Bela;
• Submissa;
• Delicada.

LIÇÕES DE VIDA :: BATE-SEBA A ADÚLTERA REDIMIDA Referências bíblicas: 2Sm 11.1—12.25; 1Rs 1.5—2.25; 2Cr 3.5; Sl 51; Mt 1.6 BATE-SEBA EM POUCAS PALAVRAS Esposa do hitita Urias, tornou-se pivô de um adultério seguido de homicídio, a mando de Davi. Após arrependimento e restauração, acabou sendo abençoada em sua descendência. FATOS IMPORTANTES Recebeu ordens para dormir com o rei Davi (2Sm 11.2—4). O marido foi assassinado sob o plano maligno de Davi (2Sm 11.14—17). Por penalidade divina, ela perdeu o filho (2Sm 12.15—18). Foi a mãe de Salomão (2Sm 12.24) e entrou na genealogia de Jesus (Mt 1.6). LIÇÕES DA VIDA DE BATE-SEBA PARA MIM Pecado só gera tristeza, dor e sofrimento. Mesmo que, em princípio, pareça algo bom e prazeroso, o resultado é uma sucessão de problemas. Davi achou que pecaria e ninguém descobriria, mas esqueceu que Deus estava vendo tudo. O consolo é que, mediante sincero arrependimento e confissão, o Senhor perdoa, restaura e pode até mesmo transformar a maldição em bênção: Bate-Seba, que adulterou com Davi, tornou-se antepassada de Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário