29 de ago. de 2022

Vulnerabilidade

Vivemos numa sociedade que nos rótula a não sermos bons o suficiente, nos escondemos atrás do medo, da vergonha, e criamos diversos mecanismos de defesa. A verdade é que por mais que tenhamos que nos proteger desse mundo, existe um lugar em que precisamos aprender a sermos vulneráveis: na presença de Deus.
VULNERABILIDADE

Ser vulnerável é estar suscetível, exposto. É doloroso mostrar as feridas, é desconfortável mostrar coisas das quais temos vergonha, é difícil falar que erramos e mais difícil ainda é expor as nossas fraquezas. Claro que não devemos ser vulneráveis com todos, isso não seria sábio. 

Não entregue o seu coração para qualquer um. Precisamos ter discernimento para saber em quem podemos confiar, escolher bem e pedir direção de Deus para os nossos relacionamentos. Mas, eu não estou aqui para falar dos nossos relacionamentos com outras pessoas, mas do nosso relacionamento com Deus. Com Deus, não precisamos de nenhum mecanismo de defesa, podemos estar completamente suscetíveis e expostos diante Dele.

Jesus foi vulnerável quando veio à terra, ele se fez homem, ficou limitado, se expôs na cruz. Jesus não deu um pouco de si, Ele morreu por nós. Jesus foi vulnerável por amor a nós. Ele se entregou por inteiro. Quando olharmos para a cruz precisamos entender que assim como Ele se entregou por nós, nós também precisamos nos entregar a Ele. Com Deus não podemos ter reservas, não temos motivos para termos defesas.

Chegou a hora de deixarmos a luz nos expor e dissipar toda a nossa escuridão. Não deixe que a vergonha de ser imperfeito impeça você de viver o novo de Deus na sua vida. Pegue os seus mais profundos segredos, desenterre a sua dor, desembrulhe os seus defeitos e encontre-se com o único que verdadeiramente te conhece. Vamos juntos fazer aquilo que Jairo e a mulher do fluxo de sangue fizerem: se entregar por completo diante de Jesus Cristo.


2 Coríntios 12:9‭-‬10 VFL
Mas ele me disse: “A minha graça é o suficiente para você, porque o meu poder é mais forte quando você está fraco”. Então, de boa vontade me orgulharei mais nas minhas fraquezas, para que o poder de Cristo permaneça em mim. Portanto, fico feliz com as fraquezas, com os insultos, com as necessidades, com as perseguições e com as dificuldades por causa de Cristo. Pois quando sou fraco, então é que sou forte.


1 João 1:9 VFL
Se confessarmos os nossos pecados, Deus nos perdoará e nos purificará de toda injustiça, pois ele é fiel e justo.


Salmos 139:1‭-‬24 VFL
O SENHOR examina o meu coração e me conhece. Sabe quando me sento e quando me levanto; mesmo de longe, o Senhor conhece todos os meus pensamentos. O Senhor sabe para onde vou e onde me deito, sabe tudo o que eu faço. SENHOR, antes das palavras saírem da minha boca, já sabe o que eu vou dizer. O Senhor está atrás de mim, e na minha frente, e está em volta de mim! O Senhor me guarda na palma da sua mão. O seu conhecimento é maravilhoso demais para mim, não sou capaz de entendê-lo. Não há nenhum lugar onde o seu Espírito não esteja; nenhum sítio onde possa escapar da sua presença. Subindo ao céu, acho o senhor lá; descendo ao lugar dos mortos, também o encontro lá. Mesmo que eu pudesse me levantar no leste como o sol, e fosse parar no outro lado do mar, também estaria lá a sua mão para me guiar, a sua mão direita para me segurar! Se pensasse em me esconder na escuridão, até a noite se tornaria dia à minha volta. A escuridão não é escuridão para o Senhor. Para o Senhor a noite brilha como o dia, e a escuridão é como a luz. O Senhor criou todo o meu ser: tudo o que sou e o que sinto. Foi o Senhor quem me deu forma quando estava no ventre da minha mãe. Eu lhe agradeço porque me fez de forma admirável e maravilhosa. Sei bem que todas as suas obras são maravilhosas. O Senhor sabe tudo sobre mim. Viu os meus ossos sendo formados quando eu crescia sem ninguém ver, tecido nas profundezas da terra. Os seus olhos me viram quando ainda não tinha forma. Todos os dias da minha vida, nem um só escapou, foram escritos no seu livro antes de qualquer um deles existir. Os seus pensamentos são profundos, ó Deus, não posso entendê-los. São tantos que não podem ser contados! Se quisesse contá-los, seriam mais numerosos do que a areia e antes de terminar eu já teria morrido. Deus, como gostaria que matasse os maus! Afastem-se de mim, assassinos! Eles falam mal do Senhor, usam o seu nome para jurar em falso. SENHOR, eu odeio aqueles que o odeiam; eu desprezo os que o desprezam. Odeio completamente aqueles que o odeiam! Eles também são meus inimigos! Examine-me, ó Deus, e conheça o meu coração; ponha-me à prova e conheça os meus pensamentos. Veja se ando atrás dos ídolos, e guie-me no caminho eterno.



Romanos 8:26‭-‬27 VFL
Assim como nossa esperança nos ajuda, o Espírito também nos ajuda em nossas fraquezas. Não sabemos orar como devemos, mas o próprio Espírito, com gemidos que as palavras não podem explicar, pede a Deus em nosso favor. Deus pode ver o que está no coração do homem e sabe o que está na mente do Espírito. E, de acordo com a vontade de Deus, o Espírito pede a favor do seu povo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário