15 de set. de 2022

Trabalho: Uma Grande Ideia de Deus

O Deus que trabalha
No princípio Deus criou o céu e a terra. A terra não tinha forma e não tinha nada nela, a escuridão cobria o mar profundo, e o Espírito de Deus circulava sobre as águas.
Gênesis 1:1‭-‬2 VFL

Então o SENHOR Deus formou o homem do pó da terra. Deus soprou no nariz do homem o fôlego de vida e ele começou a respirar e a viver. E assim o homem se tornou um ser vivo.
Gênesis 2:7 VFL

A Bíblia começa contando algo sobre Deus. Ela não começa com uma descrição da natureza de Deus ou com um hino de glórias. Ao invés disso, a primeira coisa que as Escrituras relevam é sobre um Deus em atividade, criando os céus e a terra. Onde não havia nada, agora há alguma coisa. De fato, agora tudo passou a existir. A Bíblia começa como um estrondo.

De forma mais simples, a primeira coisa que aprendemos sobre Deus é que ele estava trabalhando. Ele criou alguma coisa. Deus exerceu seu poder criativo, visionário e organizado. Por meio dos capítulos 1 e 2, nós vemos Deus totalmente envolvido no desenho da criação.

“A terra, porém, estava sem forma e vazia; havia trevas sobre a face do abismo, e o Espírito de Deus pairava por sobre as águas” (Gn. 1:2)

A recente criação, embora ainda sem forma, tem as dimensões materiais do espaço (“abismo”) e matéria (“água”), e Deus está altamente engajado com essa materialidade (“o Espírito de Deus pairava por sobre as águas”).

Mais adiante, no capítulo 2, vemos Deus trabalhando na criação através do pó.

“Então, formou o Senhor Deus ao homem do pó da terra” (Gn. 2:7)

O trabalho não é algo que foi adicionado na história bíblica. Ele aparece logo no início. No começo de tudo, Deus trabalhava.

Oração
Obrigado, Senhor Deus, por graciosamente se relevar para nós nas Escrituras. A primeira coisa que nos releva sobre o Senhor é que você é o Deus que criou todas as coisas. Você é o Deus que trabalhava e que ainda continua trabalhando. Trabalhe em mim e através da minha vida hoje. Me ajude a ver todo o meu trabalho como um reflexo da sua criatividade. Amém!


Nenhum comentário:

Postar um comentário