22 de ago. de 2022

O Silêncio de Deus

SENHOR, ONDE ESTÁS?


Você já fez esta pergunta? "Senhor, onde estás?" Existem dias em que o céu está azul com temperaturas agradáveis, mas de repente o tempo muda e as nuvens carregadas chegam sobre nossa cabeça. A vida cristã não é diferente, ela não é uma sucessão de momentos de alegrias e de vitórias unicamente, pois quem fala das vitórias, fala também dos combates.  
É nesses momentos que até parece que perdemos o Senhor de vista, uma vez que não vemos mais a Sua mão agindo em nosso favor e não ouvimos mais a Sua voz que nos traz segurança. Porém, Deus não mudou e nunca mudará. Ele ainda é Emanuel, Deus conosco. 
O Emanuel está com você, amigo(a). 
Assim você nunca está só no caminho. Jesus está sempre presente e nunca longe. Ele é aquele que lhe entende.  
Nos momentos difíceis Jesus se mostra como um verdadeiro amigo:     

Que não deixa o navio quando bate a tempestade, pois Ele é fiel. 2Tess 3:3        

Que não lhe condena, mas lhe ama. Romanos 8:1      

Que se coloca ao seu lado para lhe sustentar. Salmos 54:4

Jesus é fiel, paciente e amoroso. Hoje mais do que nunca, independentemente de tudo que você esteja atravessando, Ele está sempre presente ao seu lado.  
Você não está só nesta prova, nesse desafio que está enfrentando. Um novo dia se apresenta, você não está só e nunca vai estar.  
Eu lhe convido a fazer uma oração comigo agora: "Senhor Jesus, obrigado pela tua fidelidade, tua amizade e tua presença. Tu és Emanuel, Deus conosco. Eu tenho certeza que Tu jamais me abandonará. Tu és amigo fiel, amigo verdadeiro. Eu não estou só na situação que estou enfrentando, mas Tu estás comigo. Obrigado Jesus, pois contigo eu sou mais forte."

Mas o Senhor é fiel; ele fará vocês fortes e os guardará dos ataques do Maligno.
2 Tessalonicenses 3:3 NBV-P


Portanto, agora já não há nenhuma condenação para aqueles que pertencem a Cristo Jesus.
Romanos 8:1 NBV-P


Mas comigo é diferente! Deus é quem me ajuda; o Senhor sustenta a minha alma.
Salmos 54:4 

CONHECENDO O SILÊNCIO DE DEUS

Existe um tipo de silêncio que aprofunda as relações. É um silêncio reflexivo. Um silêncio que absorve tudo que é dito pela outra pessoa. A intimidade é despertada em um silêncio assim. Quando experimentei esse silêncio, descobri que fui ouvido, que minhas palavras foram levadas a sério e que recebo atenção como uma pessoa única.
No texto da Bíblia Sagrada, em Mateus 15:21-28 está escrito: 
“Jesus saiu dali e foi para a região que fica perto das cidades de Tiro e de Sidom. Certa mulher cananéia, que morava naquela terra, chegou perto dele e gritou: — Senhor, Filho de Davi, tenha pena de mim! A minha filha está horrivelmente dominada por um demônio!
Mas Jesus não respondeu nada. Então os discípulos chegaram perto dele e disseram: — Mande essa mulher embora, pois ela está vindo atrás de nós, fazendo muito barulho! 
Jesus respondeu: — Eu fui mandado somente para as ovelhas perdidas do povo de Israel.
Então ela veio, ajoelhou-se aos pés dele e disse:— Senhor, me ajude!
Jesus disse: — Não está certo tirar o pão dos filhos e jogá-lo para os cachorros. 
— Sim, Senhor, — respondeu a mulher — mas até mesmo os cachorrinhos comem as migalhas que caem debaixo da mesa dos seus donos. 
— Mulher, você tem muita fé! — disse Jesus. — Que seja feito o que você quer! E naquele momento a filha dela ficou curada.”
Jesus não respondeu ao primeiro pedido daquela mulher. Ele não o rejeitou; simplesmente ficou em silêncio. E esse silêncio foi catártico. Purificou a parte egoísta dela. No silêncio, a mulher se aproximou de Jesus e mudou seu pedido para um simples “ajuda-me”.
O silêncio de Deus nos proporciona o contexto ideal para mudarmos a nossa oração. Quando mudamos de posição, revisamos os nossos pedidos. E o que acontece é algo muito mais simples e básico: fazer um pedido, “ajuda-me”.
Meu amigo (a), Jesus lhe ouve agora enquanto você ora, mesmo que esteja em silêncio.
Ele ama você, mesmo que a resposta Dele não seja a que você esperava.

Jesus então deixou aquela parte do país e caminhou para a região de Tiro e Sidom. Uma mulher de Canaã, que estava morando ali, veio a ele implorando: “Tenha pena de mim, ó Senhor, Filho de Davi! Porque a minha filha está endemoninhada e é atormentada constantemente”. Mas Jesus não lhe deu resposta alguma, nem mesmo uma palavra! Então seus discípulos insistiram para que a mandasse embora. “Mande que ela vá andando”, diziam eles, “porque ela continua gritando atrás de nós”. Então ele disse à mulher: “Eu fui enviado para socorrer as ovelhas perdidas de Israel”. Porém ela ajoelhou-se e adorou a Jesus, suplicando novamente: “Senhor, socorra-me!” “Não parece direito tirar o pão das crianças para jogá-lo aos cachorros”, disse ele. “Sim, Senhor!”, respondeu ela, “porém até os cachorros podem comer as migalhas que caem da mesa dos seus donos”. “Mulher”, disse Jesus, “sua fé é grande, e o seu pedido será atendido”. E a filha dela foi curada naquele mesmo instante.
Mateus 15:21‭-‬28 

SIMPLESMENTE CREIA E NÃO TEMAS

Você conhece a história da filha de Jairo? Jairo foi até Jesus para que Ele curasse a sua filha, porém ela veio a falecer: “Jesus ainda estava falando, quando chegou da casa de Jairo um empregado que disse: — Seu Jairo, a menina já morreu. Não aborreça mais o Mestre. Jesus ouviu isso e disse ao Jairo: — Não tenha medo; tenha fé e ela ficará boa.”' (Lucas 8:49-50)
Quando a tragédia bate à nossa porta, podemos ser tomados pelo medo. Jesus não se surpreende com a reação humana face ao medo, perante o desconhecido, quando vivenciamos catástrofes, quando enfrentamos um sofrimento terrível, uma grave enfermidade. Jesus entendeu muito bem o medo desse homem, ele também entende o seu.
Não escute a quem diz: "Não aborreça mais o Mestre." Esta voz que diz que Jesus não lhe entende, não lhe ouve ou que sua situação não é importante. 
Meu amigo (a), Jesus te ama. Como Ele poderia ignorar as suas necessidades?
Convido-lhe hoje a compartilhar com Jesus o que leva você a fracassar, tudo o que lhe incomoda. Vejamos alguns exemplos práticos: 
Faça uma lista de tudo que lhe causa preocupações:     

Ore agradecendo a Deus de forma antecipada pela Sua intervenção;      

Proclame em cada manhã Salmos que falam da fidelidade de Deus;   

Tome um tempo de adoração para declarar a grandeza de Deus ao seu favor nos momentos das provas.

Não tema. Jesus está com você. Ele lhe convida a fazer uma oração agora: "Senhor, me recuso a ter medo, o medo que me paralisa. Eu recuso a dúvida, eu sou teu filho e nasci para experimentar a Tua presença e os Teus milagres. Esta situação que estou enfrentando (nomeie-a) é difícil para mim, mas tenho total confiança em Ti, e eu sei que Tu me ouves. Eu sei que o Teu olhar está sobre mim, e obrigado pela Tua intervenção milagrosa. Obrigado pela paz que depositaste em meu coração, eu te adoro e te amo, Jesus."  

Enquanto Jesus ainda estava falando com a mulher, chegou um mensageiro da casa de Jairo, o dirigente da sinagoga, e disse a Jairo: “A sua filha morreu. Não adianta incomodar o Mestre agora”. Porém quando Jesus soube o que havia acontecido, disse a Jairo: “Não tenha medo! Apenas confie em mim, e ela será curada”.
Lucas 8:49‭-‬50 NBV-P

Deus abençoe sua vida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário